CDQE – Cuidando De Quem Ensina

Coordenação: Profa. Dra. Silvânia Maria Mendes Vasconcelos

Apoio: Dra. Ana Rízzia Cunha Cordeiro Forte e Dra. Lara Sales Matos

Contato: silvaniavasconcelos@ufc.br

Resumo: A relevância do professor dentro de uma sociedade é algo imprescindível. A literatura científica demonstra que o bem-estar do professor é essencial para o desenvolvimento das crianças e jovens. As responsabilidades sobre essa categoria, que precisa apresentar, além das competências pedagógicas, habilidades sociais e emocionais, torna sua saúde mental susceptível ao adoecimento. Nesse contexto, como 40 a 75% dos transtornos mentais compreendem em sua psicopatologia problemas com as emoções e a regulação das mesmas, a promoção de saúde mental e a prevenção no desenvolvimento desses transtornos podem ser feitas através de um treinamento de habilidades. À vista disso, nasce o projeto de extensão intitulado “Cuidando de quem ensina: Saúde Mental para professores da rede pública de ensino do estado do Ceará”.

Objetivo: Este projeto objetiva fornecer desde educação básica em saúde mental até treinamento de habilidades de atenção plena, efetividade interpessoal, regulação emocional e tolerância ao mal estar para professores da rede pública do Estado do Ceará.

Metodologia/Equipe: Trabalhamos através de ações de treinamentos e palestras promovidas por uma equipe multiprofissional, contendo psiquiatras, psicológos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, químicos, biológos e farmacologistas, vinculados à UFC.

Considerações Finais: Visamos refletir a importância da saúde mental diante dessa classe profissional, assim como viabilizar a reflexão acerca da possibilidade de um acometimento no processo de ensino-aprendizagem e na inter-relação professor e aluno, o que pode posteriormente acarretar em uma evasão profissional massiva.

*Somos apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFC); Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC); Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF/UFC); Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM/UFC); Faculdade de Medicina (FAMED/UFC).