PRODAB – Projeto Drogas de Abuso

Coordenação: Profa. Dra. Francisca Cléa Florenço de Sousa

Apoio: Mestrando Kalleu de Alencar

Bolsista: Vanessa Gonzaga S. Gomes (Acadêmica de Farmácia/UFC)

Contato: prodabufc@gmail.com

Resumo: A adolescência é uma fase complexa e turbulenta com várias mudanças. Tendo em vista à susceptibilidade desta faixa etária ao consumo de drogas, foi estruturado um projeto de extensão universitária com viés educacional na formação de jovens a fim de ser trabalhado à prevenção ao uso abusivo e dependência química de substâncias psicoativas, o Projeto Drogas de Abuso (PRODAB).

Objetivo: Este projeto objetiva oferecer palestras de prevenção do uso abusivo de drogas aos alunos do ensino médio de escolas públicas e ou privadas de Fortaleza, sendo estas previamente selecionadas, e capacitar estes alunos como agentes multiplicadores da prevenção em suas escolas e nas comunidades.

Metodologia: As atividades acontecem através de seminários sobre temas atuais em drogas de abuso e, anualmente, é realizado o curso de capacitação Multidisciplinar em Drogas de Abuso e Dependência Química para a comunidade e profissionais da saúde. Concomitantemente, são realizadas visitas nas escolas da rede pública e privada com o objetivo de aplicar palestras para maior contato com o público-alvo.

Equipe: Desde 2006, o projeto está em atividade na UFC, somos uma equipe formada por alunos de graduação de diversos cursos da Universidade, entre eles, farmácia, enfermagem, psicologia, medicina, odontologia, fisioterapia, biomedicina e biotecnologia. Recentemente, no grupo, houve o ingresso de mestrandos dos Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC.

*Somos apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFC); Departamento de Fisiologia e Farmacologia (DFF/UFC); Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM/UFC); Faculdade de Medicina (FAMED/UFC); Perícia Forense do Ceará (PEFOCE).